Todo líder comprometido deseja ver o crescimento sadio do pequeno grupo. Para que aconteça uma multiplicação saudável devemos estar atentos a quatro áreas: a adoração, o discipulado, a comunhão e o evangelismo. A Bíblia relata no capítulo dois de Atos que os irmãos da igreja primitiva estavam envoltos nesse ambiente. Além disso nós dá exemplos reais de como alcançarmos um pequeno grupo frutífero.

1. Todo pequeno grupo deve crescer mais forte através da adoração (Salmos 25.14; Lucas 24.30,31). Devemos garantir que o momento do louvor no pequeno grupo seja um tempo de adoração. Decida crescer em adoração nas reuniões do seu Pequeno Grupo.

Ensine os irmãos a adorar a Deus por meio da oração no PG ou marque com eles mini-vigílias. Valorize uma adoração envolta por oração e incentive-os a praticar uma devocional diária com qualidade. Se desejamos que os membros do pequeno grupo cresçam na vida espiritual e na maturidade, precisamos levá-los ao conhecimento de quem é o Senhor.

2. Todo pequeno grupo deve crescer através do discipulado (Provérbios 28.13; Tiago 5.16). Não há como crescer sem profundidade. O ambiente do pequeno grupo precisa ser voltado para o discipulado intencional e organizado. Não podemos seguir o exemplo da geração superficial, todo pequeno grupo sem discipulado é instável, semelhante a uma planta de raízes fracas.

Quando falamos de discipulado, falamos de relacionamentos autênticos que promovam a intimidade/transparência entre discípulo e discipulador.

3. Todo pequeno grupo deve ser caloroso através do companheirismo e da comunhão (Salmos 133.1-3; Atos 2.42-47). Pequeno Grupo é lugar inclusão! A equipe cerne (líder, líder auxiliar, anfitrião e secretário) deve evitar a formação de “panelinhas” no PG. Todos devem receber atenção e acolhimento independente do tempo que frequenta o pequeno grupo.

Outro ponto muito importante é não estender no tempo do pequeno grupo. Ele deve ocorrer no máximo em uma hora. Um pequeno grupo longo não dá espaço para haver uma comunhão de qualidade.

É normal que a comunhão ganhe destaque no término do PG, ou seja, na hora do lanche, mas não é uma regra. O ambiente de comunhão também pode ocorrer fora do pequeno grupo, devemos manter laços fortes com os irmãos por meio de mensagens, telefonemas e redes sociais.

4. Todo pequeno grupo deve crescer em número através do evangelismo (Atos 2.47; 4.32; 6.1,7). Nós plantamos e regamos na obra de Deus, mas quem dá o crescimento é o Senhor. Metas em pequenos grupos, são apenas referências da onde “podemos” chegar. Os números não representam uma forma de encher as igrejas, ao contrário, os números representam todas as almas conduzidas a Cristo.

O evangelismo para alguns é algo difícil, pois já imaginam andar de porta em porta falando do evangelho. Mas o evangelismo é algo muito mais prático. Ele pode ser feito com nossos amigos. É melhor ganhar alguém que já foi gerada uma intimidade do que falar de Jesus para um desconhecido.

Outra forma de se aprofundar no evangelismo é incentivar os membros da célula a compartilharem seus testemunhos. Algo que não exalte os erros do passado e nem um testemunho triste, mas que ressalte o que aconteceu de bom na vida daquela pessoa, depois que conheceu a Cristo como Senhor e Salvador.

Texto: Natasha Carvalho
Adaptação: Pr. Rodrigo Ferreira