Vários lideres perguntam qual o sistema (modelo) de pequenos grupos devem implantar em suas igrejas. Nossa resposta, ano após ano, sempre vem baseada na mesma primícia: o que existe de mais simples e básico. Este sistema fui popularizado pelo Dr. Cho na Igreja Yoido Full Gospel Church, em Seul. A definição veio através de Joel Cominskey, confira:

1. Os Pequenos Grupos fazem parte da igreja local Não existe independência por parte do pequeno grupo, os membros do PG são incentivados a congregar na igreja que gerou o pequeno grupo, a igreja é a força do Cristianismo e o pequeno grupo trabalha para o seu fortalecimento e, por ultimo, qualquer coisa que dilua o vigor da igreja deve ser evitado.
  2. Ênfase na característica do Pequeno Grupo – No sistema puro o pequeno grupo não é definido por seu tamanho, mas em seu componentes centrais: a. A busca de Deus (adoração, oração e estudo da Bília); b. Comunhão (desenvolvimento de relacionamentos no contexto da mutualidade); c. A evangelização dos não cristãos (o evangelismo de parentes e amigos é prioridade).
  3. Um único material de estudo – Todos os líderes ministram e ensinam o mesmo material.
  4. Gestão ministerial – Todos são acompanhados, pastoreados e responsabilizados pelo crescimento saudável dos pequenos grupos ligados a igreja. O uso dos relatórios e prestação de contas são frequentes e obrigatórios.
  5. Exigência de treinamento oficial – O sistema simples institui treinamentos inciais e avançados para os líderes de pequenos grupos, reuniões semanais com grupos de lideres.
  6. Formação continuada de lideres – O processo de multiplicação e crescimento dos pequenos grupos é associado ao de formação de lideres entre os membros da igreja.
  7. Um menor numero de ministérios para dar prioridade aos pequenos grupos – os chamados “ministérios” da igreja existem em função dos pequenos grupos e para os pequenos grupos. O objetivo é dar total apoio ao crescimento e multiplicação dos pequenos grupos.

E aí, qual o sistema você usa em sua igreja? Definir um sistema ou modelo estabelece clareza e melhor compreensão para o desenvolvimento do trabalho.