Persistência. Determinação. Pressão. O ministério bem-sucedido da igreja em pequenos grupos é como correr uma maratona e não uma corrida de 50 jardas. A corrida requer persistência. Muitos começam bem, mas não terminam. A diferença? Persistência.

Muitas vezes, os pastores ficam entusiasmados com os pequenos grupos devido às grandes igrejas em células ao redor do mundo. Eles sonham em ser o próximo David Cho e ver sua igreja crescer tanto quanto a Igreja do Evangelho Completo de Yoido. E sim, o crescimento da igreja é maravilhoso quando Deus o dá. O problema é que muitas vezes os pastores recebem atalhos para obter esse crescimento. Eles copiam outras igrejas, seminários ou livros que prometem crescimento rápido ou a mais recente unção.

Esses esquemas de crescimento instantâneo me fazem lembrar a diferença entre um tomateiro e um coqueiro. O tomateiro cresce rapidamente e fornece resultados imediatos, mas morre no final de um ano e precisa ser replantada. O coqueiro, por outro lado, é plantado apenas uma vez, mas dura toda a vida. A persistência no ministério celular que vem da crença em valores bíblicos é como plantar um coqueiro. Pegar atalhos pode trazer resultados imediatos, mas o fruto não durará. Você está plantando um coqueiro ou um tomateiro?

Conheço um pastor que está lutando agora no ministério de pequenos grupos. Alguns membros estão saindo por causa das demandas da vida em pequenos grupos. Mas este pastor tem convicção de que o que ele está fazendo é bíblico. Ele persiste porque quer fazer discípulos e não apenas ouvintes. Na verdade, ele está focado em gerações futuras, então ele está desenvolvendo pequenos grupos de crianças e jovens. Este pastor está plantando um coqueiro. Ele tem um sonho e está disposto a persistir até ver a realidade.

Colin Powell, o famoso general dos EUA, disse uma vez: “Um sonho não se torna realidade através da magia, é preciso suor, determinação e trabalho árduo”. Todos os pastores e igrejas falham às vezes, mas aqueles que conseguem continuam andando em frente.

Enquanto faço seminários em todo o mundo, eu gostaria de dar a ilustração de Mario Vega distribuindo placas para aqueles que lideraram um pequeno grupo por 25 anos ou mais. Para aqueles que receberam as placas aquela noite (e eu estava presente), o trabalho nos pequenos grupos era um estilo de vida. Para essas pessoas, seria muito difícil não liderar um pequeno grupo.

Não desista. Persistência e determinação são os ingredientes para a vitória da igreja em pequenos grupos ao longo do tempo. Você verá o avanço. O melhor ainda está por vir – se você persistir.

Por Joel Comiskey