Frequentemente sou procurado por um líder de pequenos grupos que quer saber o que penso sobre reuniões de pequenos grupos em um Café ou no salão social da igreja. Uma senhora arrastou seu marido até mim anos atrás e disse “Você poderia colocar um pouco de juízo na cabeça do meu marido? Ele quer fazer nosso pequeno grupo num barzinho próximo de casa”. 

Eu costumava ser muito rígido sobre o local dos encontros. Tinha que ser na casa de um dos membros e devia ser cada vez em uma casa, porque é o modelo que encontramos em Atos. Mas descobri duas coisas importantes: contexto e missão. A primeira igreja não tinha lugares seguros para se encontrar, então eles se encontravam em suas casas. Encontros em casas os faziam alcançar sua missão muito bem, que era viver em uma comunidade bíblica e adorar juntos sempre que possível. 

Então onde os pequenos grupos de hoje devem se encontrar? Qualquer lugar que eles considerem seguros para compartilhar assuntos profundos e adorar juntos. Eu conheço um grupo muito comprometido de jovens pais que não tem outra escolha que não seja se encontrar no prédio da igreja. Suas casas são apertadas e estão cheias de brinquedos de crianças, e eles precisam de um local neutro que possa acomodar oito crianças com menos de seis anos. Encontros no prédio da igreja não prejudicaram seus esforços de alcançar outras pessoas – outros casais novos e com crianças, que fizeram amizade com os membros estão frequentando o pequeno grupo e as pessoas estão vindo à igreja por meio desse grupo. 

Onde o grupo se encontra não é tão importante. Eu me importo com o nível de comunhão, o crescimento espiritual de cada um e a habilidade do grupo de se multiplicar. Se eles podem fazer essas coisas, eles podem se encontrar em qualquer lugar que quiserem. 

Lembram-se da esposa que queria que eu endireitasse o pensamento de seu marido? Eu disse a ela “Se seu marido sente a direção de Deus para fazer a reunião em um salão repleto do cheiro de cigarro para alcançar pessoas para Cristo que não iriam a uma reunião na igreja, você deveria lhe dar uma chance. Você sempre pode mudar as reuniões de local se não forem alcançados intimidade e crescimento após três ou quatro meses. De qualquer forma, se ele está apenas querendo se reunir no bar para que possa beber durante a reunião, é outra história”. 

Permitir que o pequeno grupo se reúna em um local não convencional (ou no salão social da igreja) pode não se encaixar no seu paradigma vigente do ministério de pequenos grupos. Mas o ministério de pequenos grupos não é sobre você – é sobre capacitar as pessoas a aprender lições com os momentos difíceis, ajudá-las a fazer as melhores escolhas numa outra oportunidade. Apenas mantenha sua mente aberta quando os pequenos grupos quiserem se reunir longe de casa. Elas podem perfeitamente provar que você está errado se for enfático demais em seus protestos.

Por Randall Neighbour