Uma das palavras mais controvertidas do dicionário da igreja em pequenos grupos é multiplicação. Alguns a recebem bem, enquanto outros a rejeitam.  Agora, queremos explorar os obstáculos na multiplicação dos pequenos grupos. Aqui estão os pontos principais:

Obstáculo: Direção para multiplicar (por exemplo: “Todas os pequenos grupos devem se multiplicar em nove meses”). A questão é que os PGs não se multiplicam ao mesmo tempo, de maneira uniforme.

Ajuda: Compreender o solo e o contexto. O período de tempo para a multiplicação depende da receptividade do região e seu contexto.

Obstáculo: A mentalidade de que multiplicação se iguala a um “jogo de números”. Muitos membros do pequeno grupo e líderes não querem ouvir a respeito de multiplicação porque pensam que o pastor está simplesmente querendo o crescimento da igreja quando fala a respeito de multiplicação.

Ajuda: Promova a multiplicação como um fator de saúde. A verdade é que grupos que não multiplicam tendem a estagnar e se tornar doentios. A multiplicação do pequeno grupo equivale a um organismo saudável.

Obstáculo: Ausência de foco em treinamento. Muitas igrejas nunca multiplicam os grupos porque não possuem um meio de preparar novos líderes para facilitar os novos grupos.

Ajuda: Ênfase no treinamento de liderança (discípulos que fazem discípulos). Uma ênfase clara em treinamento de liderança é o elemento mais importante na multiplicação.

Obstáculo: Falta de visão e direção. Algumas igrejas não oferecem nenhuma direção ou impulso para frente aos seus grupos.

Ajuda: Promova a visão do ministério dos pequenos grupos e planeje a multiplicação com base em quem está no processo de treinamento e quanto falta para se formar. O melhor meio de estabelecer alvos na igreja em pequenos grupos é determinar quem se formará no trilho de treinamento e então estabelecer alvos de multiplicação de acordo.

Obstáculo: Pouco foco no núcleo. Líderes podem se esgotar facilmente com a mentalidade de ter de fazer tudo sozinhos.

Ajuda: Lembre as pessoas que é o núcleo – não o pequeno grupo – que se multiplica. Biologicamente, o núcleo, não a célula se divide. Pequenos Grupos eficazes se concentram na saúde do núcleo do grupo (equipe cerne) que por sua vez gera um novo grupo. Adquira o livro de Michael Mack, Burnout Free Small Group Leadership [Liderança de grupo pequeno livre de esgotamento]. Gosto muito da ênfase de Mack em estabelecer um núcleo de três pessoas.

Obstáculo: Uma pessoa liderando mais de um pequeno grupo. Esse é um grande problema na maioria das igrejas quando o que se tenta é atingir “o alvo”.

Ajuda: A essência do ministério de pequenos grupos é fazer discípulos que fazem discípulos. O ministério de pequenos grupos é uma estratégia de liderança e o pequenos grupos é o melhor ambiente para produzir discipuladores. O alvo principal, portanto, é mais líderes em vez de mais pequenos grupos.

Obstáculo: Falta de variedade na multiplicação. No passado, os pequenos grupos tinham de usar a multiplicação mãe-filha.

Ajuda: Oferece diferentes opções para a multiplicação. Outras opções de multiplicação incluem plantar pequenos grupos e o líder iniciando seu próprio grupo.

Obstáculo: Não há evangelismo no pequeno grupo. É difícil multiplicar um pequenos grupos sem novas pessoas chegando ao grupo.

Ajuda: anime cada membro a evangelizar. Cada um no pequeno grupo deve alcançar outros em preparação para a multiplicação.

Obstáculo: Equiparar evangelismo com multiplicação do pequeno grupo. Alguns pensam que evangelismo do pequeno grupo se equipara à multiplicação do pequeno grupo.

Ajuda: A multiplicação requer um número de outras disciplinas. Multiplicação inclui várias outras disciplinas, como dinâmicas de grupo, pastoreio, levantar um discípulo, etc.

Por Joel Comiskey
Adaptação: Pr. Rodrigo Ferreira