Pequenos Grupos saudáveis multiplicam. Se pequenos grupos saudáveis multiplicam, então a pergunta natural é: “Do que é constituído um pequeno grupo saudável para que este esteja pronto para multiplicar?” Creio que há pelo menos quatro características de um pequeno grupo saudável:

1. Comunidade: Antes de uma multiplicação os integrantes do pequeno grupo deveriam experimentar primeiro o que significa ser a família de Deus. A Trindade ama ter comunhão e uma razão chave do ministério de pequenos grupos é do povo de Deus refletir a natureza de amor e unidade da Trindade. Mas o caminho para a verdadeira comunidade nos leva através de conflitos. Em meus seminários muitas vezes sou questionado sobre conflitos de relacionamento entre membros dos pequenos grupos — como se algo estivesse muito errado quando conflitos acontecem. Lembro-os, então, que o conflito é a ferramenta de Deus para nos deixar mais parecidos com Jesus e a cumprir o mandamento de Cristo de amar uns aos outros apesar de nossas diferenças. Vale a pena o esforço de passar pelo conflito para chegar à viver como família de Deus, e não é sábio apressar o processo da multiplicação antes que a comunhão realmente acontece. Na verdade, se não houver comunhão no grupo, o que o pequeno grupo filho terá para oferecer? Viver como família é um atrativo maravilhosos tanto para crentes como para não crentes. E o grupo não está pronto para multiplicar antes de experimentar a verdadeira comunhão.

2. Sacerdócio de todos os crentes: O ministério de pequenos grupos tem tudo a ver com participação. Permite a cada membro a tornar-se um sacerdote do Deus altíssimo. É o oposto de sentar passivamente ouvindo alguém falar. Recomendo aos líderes a falarem apenas 30% do tempo e a estimular os membros a falar os 70% restantes. Mas não estou apenas me referindo a “falar”. Participação também inclui o envolvimento nos 4Es, oração, evangelismo e o uso dos dons espirituais. Lembre que o pequeno grupo é o corpo de Cristo, um organismo sobrenatural que funciona de acordo com os dons de cada membro. O pequeno grupo é o melhor lugar para os crentes descobrirem e usarem os seus dons espirituais. Você está ensinando a respeito dos dons espirituais e identificando esses dons nos membros da seu pequeno grupo? Se os membros estão passivos no pequeno grupo pai, como se tornarão de ajuda quando o grupo multiplica?

3. Evangelismo em grupo: Uma das diferenças chave entre pequenos grupos e outros grupos pequenos é a ênfase no evangelismo. A exemplo das igrejas nas casas do Novo Testamento, pequenos grupos priorizam ganhar almas perdidas para Jesus Cristo e discípula-las no pequeno grupo. Membros crescem na unidade quando evangelizam em grupo. Se o pequeno grupo pai não praticou o evangelismo em conjunto, da mesma forma o pequeno grupo filho não o praticará. Pequenos Grupos que levam a multiplicação a sério, enfatizarão o evangelismo em cada encontro do pequeno grupo. Como?  Uma das maneiras principais é orar pelos contatos do “oikos” e então planejar como alcança-los. A cadeira vazia é outra ferramenta poderosa (colocar uma cadeira vazia no centro do grupo e orar por uma pessoa nova para ocupa-la). Creio que também é uma grande ideia ocasionalmente substituir o encontro do pequeno grupo regular por uma atividade de evangelismo planejada (p.ex. alimentar os famintos e distribuir folhetos da igreja etc).

4. Fazer novos discípulos. Creio que a essência do ministério de pequenos grupos é fazer discípulos que fazem outros discípulos. Lembre-se de que os membros dos pequenos grupos amadurecem em estágios:

• Observação
  • Participação
  • Liderança
  • Supervisão

O primeiro passo para o líder é observar os membros no pequeno grupo, prestando bastante atenção no desenvolvimento do seu caráter. O líder deve se certificar de que os membros estão usando ativamente os seus dons e participando no pequeno grupo. Os melhores líderes permitem os membros a dirigir o tempo da edificação sob a supervisão e encorajamento da equipe de liderança. Enquanto novos discípulos são formados, eles também completam o trilho de treinamento (isso normalmente leva de quatro meses a um ano). Finalmente aqueles que estão supervisionando os líderes em potencial devem dar a sua aprovação final.

Deus ama o crescimento da igreja, mas acreditamos que precisamos nos preocupar com que o pequeno grupo pai e o pequeno grupo filho sobrevivam o processo! Você está praticando as quatro características dos pequenos grupos saudáveis mencionados acima? Por que? Por que não?

Por Joel Comiskey
Adaptado Pr. Rodrigo Ferreira