Um pastor recomendou recentemente o livro “A Oração Eficaz Pelos Perdidos”. O autor Lee E. Thomas dá algumas dicas e exemplos importantes para orar efetivamente por aqueles que não conhecem Jesus.

Orar pelas almas perdidas no pequeno grupo nos permite entrar no campo da intercessão e orar fervorosamente pelos outros. A intercessão é um trabalho duro porque satanás, o príncipe deste mundo, obviamente não deseja ver o evangelho alcançando os perdidos. Nossa intercessão é uma batalha espiritual contra as fortalezas demoníacas. A Bíblia nos lembra que, “A nossa luta não é contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais” (Efésios 6:12). As Escrituras também dizem que “O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus” (2 Coríntios 4: 4).

Somente a oração pode romper a influência do inimigo na vida das pessoas. Satanás e seus demônios têm cegado as mentes das pessoas, e eles são incapazes de ver o glorioso evangelho de Cristo. A oração intercessória é o sincero pedido ou petição a Deus em nome de outra pessoa. A Bíblia nos dá vários exemplos de intercessão:

  • Moisés intercedeu pelo povo de Deus, que estava enfrentando o julgamento do Senhor. Moisés apelou a Deus para agir por misericórdia, e não por julgamento (Exodus 32:9–14).
  • Samuel reconheceu seu dever de orar pelo povo de Deus. Ele até considerou um pecado não orar por ele. Ele disse: “E longe de mim esteja pecar contra o SENHOR, deixando de orar por vocês” (1 Samuel 12:23).

Deus está à procura de homens e mulheres comprometidos com a oração que vão ficar na brecha em nome de outras pessoas (Ezequiel 22:30), e o pequeno grupo é o lugar perfeito para interceder em uníssono por homens e mulheres perdidos. Não desista de orar pelas almas perdidas toda semana. Isso provavelmente vai demorar mais tempo do que o esperado. Deus não vê o tempo da mesma forma que nós. Ele ouve todas as orações que você faz e Ele deseja que você persista até o fim. Às vezes você vai querer desistir. Não desista. Deus está ouvindo suas orações e está satisfeito com elas. No tempo dEle, a resposta virá, e acredito que virá rapidamente.

George Mueller orou durante toda sua vida para cinco amigos conhecerem Jesus Cristo. O primeiro veio a Cristo depois de cinco anos. Dentro de dez anos, mais dois deles receberam a Cristo. Mueller orou constantemente por mais de 25 anos, e o quarto homem finalmente foi salvo. Por seu quinto amigo ele orou até ao momento da sua morte, e este amigo também veio a Cristo poucos meses depois de Mueller ter morrido. Por este último amigo, Mueller tinha orado por quase 52 anos.

O evangelismo através do pequeno grupo começa e termina com a oração intercessória. Todas as outras sugestões perdem a cor em comparação com a oração. Vamos nos comprometer fervorosamente com o evangelismo de oração como nosso primeiro e mais importante recurso para conquistar os homens e mulheres perdidos para Jesus Cristo.

Por Joel Cominskey
Adaptação Pr. Rodrigo Ferreira