Alguns autores falam sobre dons espirituais e escrevem sobre o dom da hospitalidade. Eu não tenho certeza se esse dom existe, mas eu realmente acredito que devem existir certas qualidades para hospedar um pequeno grupo. Por exemplo, pessoas que estão dispostas a ajudar, servir, pastorear, doar-se, exercer misericórdia, normalmente, estas pessoas são ótimos anfitriões.

E eu acredito que Deus distribui as características mencionadas acima em abundância, o propósito é o serviço no corpo de Cristo. Aqueles anfitriões que possuem dons de “jeito hospitaleiro” tornam-se excelentes anfitriões “permanentes”. Entretanto acredito que as pessoas possam crescer em hospitalidade e aprender a ser anfitriões melhores. Aqui estão algumas dicas para crescer nessa capacitação:

1. Atitude convidativa: pode ser amedrontador vir a uma casa pela primeira vez, por isso anfitriões eficazes são convidativos, encorajadores e fazem com que as pessoas se sintam confortáveis.

2. Lugares para sentar: a disposição das cadeiras ou sofás deve ser de forma que todos no grupo possam se ver. Se o espaço for grande demais, façam um círculo ocupando apenas uma porção do ambiente.

3. Ambiente: cuide para que odores não sejam um incômodo: animais de estimação, coisas que crianças derrubam, perfumes fortes, o jantar, até mesmo desodorizadores podem irritar as narinas. Lembrem também que a temperatura do ambiente aumenta quando há mais pessoas nele. As pessoas podem ficar agitadas e desconfortáveis por falta de ar fresco.

4. Luz: a iluminação dever ser clara o bastante para todos poderem ler, mas aconchegante o bastante para que todos se sintam acolhidos. Se estiver muito escuro, as pessoas vão levar muito tempo para achar as páginas da bíblia e outros materiais da ministração. 

5. Lanches: o anfitrião deve providenciar um lanchinho ou cuidar para que alguém traga. O momento do “comes e bebes” não é algo apenas agregado ao ministério de grupos pequenos. É uma parte vital para promover relacionamentos.

6. Distrações: bons anfitriões desligam TVs, telefones, rádios e computadores durante a reunião. Não atenda ao telefone, a menos que seja uma emergência. Coloque os animais de estimação em outra sala ou do lado de fora.

7. Tempo de início e fim: Os melhores anfitriões têm tudo pronto antes da primeira pessoa chegar. Ou seja, eles não estão ainda limpando ou correndo quando chega a hora da célula começar. Embora o líder tenha grande responsabilidade com esses horários, o anfitrião também tem um papel importante nisso.

A Bíblia contém mais de cinquenta mandamentos “uns aos outro”. Mas mesmo que você não tenha essas qualidades e dons que tornam a hospitalidade mais fácil, eu encorajaria você a receber ocasionalmente um pequeno grupo em sua casa. Isto dará a você oportunidade de servir a Deus servindo as pessoas. Deus o abençoará como resultado disso.

 

Por Pr. Joel Comiskey
Texto Adaptado Pr. Rodrigo Ferreira