Toda igreja que valoriza lideres sabe que investir em treinamento, atualizações e acompanhamento pessoal é indispensável. Este investimento têm foco no desenvolvimento dos dons e ministérios dos membros do corpo de Cristo. Nossas igrejas estão inseridas em um contexto social de constante mudança, com muitos desafios e  necessidades.

O trabalho com os Pequenos Grupos exige, de certa forma, um investimento constante com treinamentos. O ambiente de pequenos grupos é muito dinâmico, pessoas novas, com novos desafios semanais para os lideres e, em segundo porque não podemos abrir mão de lideres bem preparados e capacitados.

“E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo”; Efésios 4: 11-12

Vale a pena investir, contudo, gostaria de apontar algumas direções para as reciclagens e treinamentos sejam, de fato, eficazes.

1. Tenha professores ou mestres capacitados – Se vai ensinar, precisa conhecer profundamente o assunto, precisa estar preparado para responder duvidas, precisa ter experiências de sucesso naquilo que ensina. Quando falamos de reciclagens e atualizações, falamos de respostas as novas necessidades, adequações e ferramentas que permitam superar os desafios. Sendo assim, promova treinamentos com pessoas capacitadas, com boa didática e que conheçam a fundo o que estão ensinando.
  2. Tenha material didático para o estudo continuado – apostilas, livros, estudos impressos ou virtuais são necessários em todo e qualquer treinamento, reciclagem ou atualização. Apenas a exposição oral, pode limitar muito o aprendizado do líder ou o ensino do professor. Elaborar um bom material é fundamental para aparar o aluno (líder) após os momentos presenciais.
  3. Construa um cronograma de treinamento – “Primeiro planejamos e organizamos para depois executamos”, toda reciclagem precisa de cronograma. O tempo de cada exposição e duração do ensino ajuda na qualidade do ensino. Buscamos uma medida certa para a dinâmica do treinamento.
  4. Tenha a melhor estrutura possível – Na hora de treinar e capacitar seus membros é necessário ter uma boa estrutura. Espaço adequado, estimulante, iluminado e destinado para o ensino colaboram para o aprendizado. O que deve ser evitado: poluição sonora, pouca iluminação, ambiente sujo, falta de acomodações para professor e alunos,etc.
  5. Propósito e objetivos claros – Foco é a palavra, o treinamento precisa entregar o que foi proposto. Qual o tema, o assunto ou mesmo a área que faz parte do treinamento da liderança? Quem ensina precisa ter a flexibilidade para agregar ao tema as observações que surgem durante a reciclagem, porém, o que foi planejado e bem preparado para o ensino precisa ser entregue. É extremamente improdutivo os desvios que nos tiram do alvo principal.

Acredito serem estas as necessidades para uma boa reciclagem. Lembrando que este tipo de treinamento pode ser dividido em áreas, módulos ou etapas durante um período determinado.

Vale a pena capacitar e atualizar a liderança dos pequenos grupos!

Por Pr. Rodrigo Ferreira