Todo pequeno grupo precisa ser bem administrado, não pode faltar oração, boa edificação, comunhão e gestão. Gestão? Sim, gestão! Quando falo de gestão, me refiro a todo processo de organização e bom funcionamento do pequeno grupo, afinal, tudo que é bem administrado possui mais condições de cumprir os objetivos da sua existência.

Na prática existe uma falha

Após mais de duas décadas trabalhando com pequenos grupos, na maior parte do tempo vi lideres sobrecarregados, que desempenhavam todas as funções do PG. Alguns por serem centralizadores, outros por falta de treinamento e supervisão, e outra maioria por falta de opção mesmo. Líder faz tudo é, por consequência, uma pessoa cansada e sobrecarregada, não cumpre com excelência sua principal função e não vê resultados provenientes do trabalho em equipe.

Em várias igrejas, recai sobre o líder as seguintes tarefas administrativas do pequeno grupo: a). avisos, recados e lembretes ligados ao grupo; b). preenchimento semanal do relatório da reunião; c). organização (quando possível) das celebrações comemorativas do PG e datas especiais; d). observação das datas de cursos, treinamentos e reuniões especificas para os membros do PG; e). distribuição do material (xerox das edificações, livros de cânticos, pedidos de oração, fichas de visitas) de apoio para as reuniões.

O relevante trabalho dos(as) secretários(as) de PG

Ter um gestor ou gestora no PG é um presente de Deus para todos. Importante função na equipe cerne do grupo, entendemos que este é um trabalho relevante e crucial para o crescimento e multiplicação do mesmo. No conselho de Jetro a Moisés, vemos a proposta para a administração da nação que caminhava pelo deserto.

“Mas escolha dentre todo o povo homens capazes, tementes a Deus, dignos de confiança e inimigos de ganho desonesto. Estabeleça-os como chefes de mil, de cem, de cinquenta e de dez.” Êxodo 18: 21

Todas as funções descritas acima, que muitas vezes é o líder quem executa, precisa ser ligada ao secretário ou secretária do PG. Alguém capaz de gerenciar o grupo na questão administrativa em parceria com o líder, o anfitrião e o líder auxiliar.

O perfil ideal para esta função são pessoas organizadas e ser organizado significa ser capaz de focar no que é mais importante e fazer aquilo que for prioritário no pequeno grupo.

Por Pr. Rodrigo Ferreira