Evangelizar é sempre um desafio para a igreja comprometida com a Grande Comissão (Mt. 28:19-20). Conduzir os cristãos a prática do evangelismo confessional, baseado na doutrina da depravação total (Rm. 3: 9-18), sem colocar algo que agrade a pessoa e a convença que ela precisa “aceitar” a Cristo é um desafio ainda maior em nosso tempo. Na prática temos muito cristãos inativos quando falamos de evangelismo, evangelizando errado ou sem o menor interesse em compartilhar o evangelho.

Devemos evangelizar

Devemos evangelizar por ser uma ordem do Senhor Jesus Cristo para todos que o seguem, evangelizar é uma ordem e não um pedido – Mateus 28: 18-20 e I Pe. 2: 9-10.

No Catecismo Maior de Westminster – 159  e no artigo 14 da Constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil temos direções claras para evangelizar e propagar o evangelho.

A decisão de não praticar o evangelismo e não compartilhar as boas novas de Cristo são muitas. Cada membro do corpo de Cristo tem uma explicação e, infelizmente, a maioria destas explicações, são argumentos para não obedecerem a ordem deixada nas escrituras por Cristo.

O que fazer?

Nos Pequenos Grupos, a equipe cerne (líder, líder auxiliar, secretário e anfitrião) deve aproveitar todas as oportunidades para utilizar as inúmeras estratégias para conduzir os membros a evangelização.

Se na igreja podemos evangelizar através dos cultos, escola bíblica, reuniões especificas, etc. Nos pequenos grupos encontramos algumas estratégias que todos podem participar.

1. Convites semanais – Estabelecer a meta de convites para cada membro do PG. Convidar novas pessoas a cada semana. Usar o facebook, o whatsapp, e-mails, visitar, ligar, etc. Resumindo quanto mais pessoas convidarmos para as reuniões do pequeno grupo, mais chances de recebermos pessoas para ouvir a Palavra de Deus e serem tocadas pelo Espírito Santo.
  2. Períodos planejados de evangelismo e colheita – Planejar um período e dias específicos para evangelizar no pequeno grupo é extremamente saudável. Nestes dias ou períodos, a edificação, os louvores, a oração e demais atividades do pequeno grupo precisam ser direcionadas para o evangelismo.
  3. Eventos pontes ou eventos evangelísticos através do pequeno grupo – Já realizei e participei de tantas datas especiais como aniversários, dia dos pais, dia das crianças, das mães, pascoa, etc. tudo ligado ao evangelismo.  Já organizamos chá da tarde para mulheres, caldos e churrasco para encontro de homens e famílias com o objetivo claro de evangelizar os convidados.
  4. Pequenos Grupos de evangelismo – Pequenos Grupos para evangelismo funcionam o ano todo com o mesmo foco e objetivo: evangelizar. Tudo gira em torno do evangelismo. Apos reconhecerem Cristo como Senhor e Salvador as pessoas são conduzidas a um pequeno grupo familiar, de adolescentes ou de jovens e a igreja para o discipulado, cuidado e consolidação. Enquanto isto o PG Evangelístico continua sua missão.
  5. Casas de Paz – As casas de paz são ligadas a um Pequeno Grupo, é do pequeno grupo que saem duas pessoas (mensageiros da paz) para levarem a mensagem de paz, do Príncipe (Cristo Jesus) da paz a um filho da paz em uma casa de paz. Durante 5, 8 ou 11 semanas (o período depende da direção e material de estudo da igreja) esta dupla de cristãos compartilha as boas novas (evangelho) com enfase na obra de Cristo e sua missão.

Abordaremos este e outros aspectos dos pequenos grupos no próximo seminário “A Igreja Atual e os Pequenos Grupos” que acontecerá nos dias 01, 02 e 03 de fevereiro na Nona Igreja Presbiteriana de Uberlândia. O seminário é gratuito e você pode participar.