“Você não pode liderar para onde não vai, você não pode ensinar o que não sabe” (Ditado inglês).

Em vários textos descritivos das Sagradas Escrituras encontramos as casas sendo usadas para o crescimento da igreja. Apenas um meio, uma forma ou mesmo um método para viabilizar a pregação do Evangelho, gerar discípulos e fortalecer os cristãos. Neste contexto entendemos que precisamos daqueles que vão a frente, os guias do processo, os que estão dispostos a servir, falo dos lideres.

Trabalhando com pequenos grupos é fundamental encontrar lideres, proporcionar capacitação e promover o discipulado. Este suporte é essencial para manter o processo de multiplicação de lideres para os pequenos grupos.

No ministério baseado em pequenos grupos, os líderes vêm de dentro dos pequenos grupos. Ganhos para Cristo, em um pequeno grupo, lideram um pequeno grupo, multiplicam o pequeno grupo, supervisionam outros líderes de pequenos grupos e se tornam o coordenadores efetivos de um grupo de lideres de pequenos grupos. Muito parecido com o cultivo de carvalhos (ou outra planta forte que necessita de tempo para se desenvolver), temos de ser consistentes e pacientes para ver o fruto de nosso progresso. No momento em que você não atentar às responsabilidades de qualquer nível de liderança, você começará a dar passos para trás.

John C. Maxwell diz: “O problema mais crítico que a igreja enfrenta atualmente, seja oficial ou voluntária, é o vácuo de liderança que cresceu durante o século XX. O especialista em igrejas e estatístico George Barna afirma: “A liderança continua a ser uma necessidade evidente da igreja. As pessoas, com freqüência, desejam seguir a visão de Deus, mas também com freqüência, não tem uma exposição da visão ou da verdadeira liderança.” Há alguns anos atrás, Barna escreveu algumas conclusões sóbrias a partir de suas pesquisas: “Após quinze anos de estudo no mundo ao meu redor, cheguei a várias conclusões a respeito do futuro da igreja cristã na América. A conclusão principal é que a igreja americana está morrendo por falta de uma liderança firme. Nessa época de oportunidades sem precedentes e abundância de recursos, a igreja, na verdade, está perdendo influência. A primeira razão é a falta de liderança. Nada é mais importante do que liderança.
Cristo deixou a sua igreja na terra para fazer uma obra que tem impacto eterno. Se a igreja local não estiver bem liderada, então a noiva de Cristo sofre e não será capaz de cumprir a sua missão para essa geração.”
Um seguidor de Deus deveria ser um excelente líder de pequeno grupo e do povo. Isso é mais do que ser apenas “chefe” ou ter uma posição de liderança. E isso, com certeza, não significa se impor ou estar no controle. Jesus ensinou que isso significa servir os outros (ver Mt 20.25-28). Liderança é influência – nada mais, nada menos. Se você estiver sendo sal e luz, como Jesus ordenou, então você já começou a obedecer ao chamado à liderança.

Gerar lideres para os Pequenos Grupos a partir dos pequenos grupos é simples mas não é fácil, exige trabalho, dedicação e perseverança. Como comecei com um ditado e vou encerrar com outro:”Você não pode vender o que não tem”. Não há como crescer em Pequenos Grupos sem cuidar muito bem dos lideres. Pense nisso!

Pr. Rodrigo Ferreira