Boas lições de pequenos grupos transformam os ouvintes em vez de simplesmente acrescentar-lhes conhecimento bíblico. O objetivo é transformação. Porém, essa transformação se aplica apenas aos cristãos? Não. O pastor Mario Vega falou, em seu blog, a respeito de edificações de pequenos grupos evangelísticas. Creio que o objetivo da transformação se aplica tanto a crentes quanto a não crentes.

No entanto, como isso acontece? Estivemos nos concentrando em como preparar edificações de pequenos grupos para crentes, mas e os não crentes? Permita-me oferecer três sugestões:

1) Lembre que a Palavra de Deus convence tanto os santos como os pecadores. Jesus disse em João 16.7,8: “Eu falo a verdade quando digo que é melhor para vocês que eu vá. Pois, se não for, o Auxiliador não virá; mas, se eu for, eu o enviarei a vocês. Quando o Auxiliador vier, ele convencerá as pessoas do mundo de que elas têm uma ideia errada a respeito do pecado e do que é direito e justo e também do julgamento de Deus”. O Espírito de Deus é capaz de usar versos dirigidos a crentes para convencer e ministrar a incrédulos. É a Palavra de Deus por meio do Espírito que traz convicção. Às vezes nos tornamos tão amigáveis com os que estão em busca, que acabamos escondendo a Palavra de Deus. Na verdade, precisamos expor os incrédulos à Palavra de Deus. No livro Worship Evangelism lemos que a melhor maneira de converter pecadores é expô-los ao Deus vivo. Em resumo, não é problema usar a lição normal do pequeno grupo quando houver incrédulos presentes, porque a Palavra de Deus irá convencer tanto os salvos como os não salvos.

2) Incluir “perguntas extras” dirigidas a não cristãos. Embora as perguntas regulares ministrarão os não cristãos, as perguntas adicionais tentarão acertar o alvo com mais precisão, tornando o sermão de domingo mais palatável ao incrédulo. É verdade que isso dará mais trabalho.

3) Adapte as perguntas que já tem. É o que a maioria dos líderes de pequenos grupos faz. Se o líder de pequeno grupo sabe de antemão que um não crente virá ao encontro, ele pode modificar um pouco a pergunta para que atenda a sua necessidade. Se um não cristão aparecer inesperadamente, o líder de pequeno grupo simplesmente ora e busca a Deus para conduzir a edificação, que pode ser adaptando uma pergunta, acrescentando outra ou excluindo uma… É por isso que digo que os melhores líderes de pequenos grupos concentram-se no seu preparo espiritual para estarem preparados para circunstâncias imprevistas.


Por Joel Comiskey