O Coronavírus chegou em nossas cidades e com isto, igrejas e pequenos grupos tiveram suas reuniões interrompidas sem data definida para o retorno.

As restrições impostas pelas autoridades governamentais afetaram diretamente a vida comum da igreja onde seus membros e visitantes tinham livre acesso.

Surge, neste contexto, algumas necessidades urgentes para diminuir os efeitos diretos e indiretos do distanciamento dos cultos e reuniões regulares.

Neste breve artigo que falar sobre os Cultos Familiares.

Pastores e lideres podem usar o mesmo modelo oferecido nos pequenos grupos para motivar as famílias da igreja a iniciarem os cultos familiares.

1. Use um roteiro semelhante de reunião – Nos cultos familiares podemos usar o mesmo roteiro dos pequenos grupos: oração, louvor, quebra-gelo ou falarmos sobre o dia de cada um, breve estudo, mais um cântico e oração.
  2. Agende quantas reuniões a família concordar – normalmente o pequeno grupo possui apenas uma reunião semanal. No Culto Familiar, os membros da família podem decidir quantas reuniões querem realizar. Lembrando que durante o período que estivermos em casa é bom variar as atividades ligadas a edificação espiritual.
  3. Marque dia e horário na agenda da família – Estamos em casa preventivamente em todos os períodos durante o Coronavírus, nada impede do culto familiar ser pela manhã, tarde ou noite. O importante é ter os dias e horários definidos.
  4. Busque o material indicado por seu pastor ou pastores – Solicite aos lideres da sua igreja um material que seja de fácil compreensão e aplicação. Outro detalhe importante é que o estudo seja aplicável ao cotidiano da família.
  5. Por último, é importante que os mais maduros na fé na família deem suporte aos membros da família que estão começando na caminhada. Existem ainda lares que apenas um ou dois são cristãos, convide, seja gentil e persevere em compartilhar a Palavra de Deus com graça e compaixão.

Os cultos familiares neste momento são de extrema importância para manter a igreja vigorosa e saudável.