Elas são conhecidas por muitos nomes. Alguns as chamam de lições de pequenos grupos, estudo de pequenos grupos, mas nós as chamamos de edificações do pequeno grupo. Nosso desejo e plano para uma noite bem-sucedida no pequeno grupo é que as pessoas saiam edificadas. Todos os quatro elementos listados abaixo são igualmente importantes. Então pedimos a todos os nossos pequenos grupos que incorporem esses elementos em suas reuniões:

• Nós, Uns aos Outros (Compartilhando Vidas): Qualquer coisa que faça as pessoas se envolverem com a vida umas das outras e interagirem umas com as outras. Isso inclui itens como Quebra-Gelo, compartilhar problemas, oração e ministração uns aos outros.

• Nós para Deus (Compartilhando Adoração): Isso inclui qualquer coisa que foque a atenção e faça com que as pessoas interajam com Deus. Isso inclui coisas como louvor e ações de graças, adoração por meio de música e leitura das Escrituras.

• Deus para Nós (Compartilhando a Palavra): Esse é o tempo de interagir com a Palavra de Deus e fazer aplicações à nossa vida. Esse não deve ser simplesmente um tempo de ensino, mas um tempo para todos interagirem com a Palavra de Deus para mudança de vida.

• Nós para o Mundo (Compartilhando Cristo): Esse é um foco na missão com ênfase local e mundial, bem como um momento em que nós compartilhamos sobre nossos esforços de evangelismo pessoal e oramos por aqueles que precisam de Cristo.

Você pode pode segmentar o foco ou trabalhar de forma simultânea, o que exige sempre, o treinamento dos líderes. Nosso objetivo nos encontros dos pequenos grupos não é o estudo bíblico. Quando os pequenos grupos focam em estudo bíblico, eles se focam em informação. Os pequenos grupos têm um foco completamente diferente quando se trata da Palavra. O alvo da ministração da edificação não é discutir o que a Bíblia diz ou mesmo o que a Bíblia significa (embora algumas questões para delinear isso sejam bem-vindas), mas o que Deus está dizendo por meio de sua Palavra às pessoas daquele pequeno grupo.

A maioria das pessoas “sabe” mais informações Bíblicas do que as coloca em prática. Em última análise, se um tempo na Palavra não conduz à aplicação da verdade, então erramos o alvo. O pequeno grupo é o lugar onde as pessoas são motivadas a colocar em prática o que esta aprendendo semana após semana na igreja e nos pequenos grupos.

Quando desenvolvo questões para nosso grupo pergunto a mim mesmo: “Que diferença isso vai fazer na vida deles amanhã?”. Algumas boas questões que podem sempre ser feitas são: “Como Deus está falando com você nesta parte do texto e o que você precisa fazer como resultado?” “O que você conclui desse texto?” “Que passos você deve tomar para crescer nessa área?”. Desenvolva perguntas que deem a eles a oportunidade de se abrirem.
Qual é a pergunta de aplicação favorita?

Pr. Rodrigo Ferreira