Existem alguns impedimentos para alcançar o nosso OIKOS (palavra grega para descrever as pessoas ligadas a nossa casa ou família). Cada membros dos Pequenos Grupos deve manter o foco no seu próprio OIKOS, orar por estas pessoas e comunicar o plano de salvação aos nossos familiares, vizinhos e amigos. Mas vamos ver alguns impedimentos:

• Esforço Próprio: A conversão é um evento sobrenatural que apenas Deus pode realizar. Se Deus não salvar uma pessoa, isso simplesmente não acontece. É importante desenvolver amizades com não-cristãos, mas é muito mais importante orar fervorosamente para que Deus faça a obra. Eu conversei com um judeu convertido (Tim), no leste de Londres, há duas semanas. Ele me disse que um engenheiro amigo (John) tornou-se amigo dele e o levou a muitos eventos cristãos. Depois de muitos meses, Tim aceitou Jesus e tornou-se membro da igreja de John. Quando Tim entrou na igreja, todos sorriram, o cumprimentaram, e o trataram como um velho amigo. Depois, Tim descobriu que John havia recrutado a igreja para orar pela salvação de Tim (Toda a igreja já o conhecia!). Então, enquanto John estava se tornando amigo de Tim, a igreja orava. E este é o combo DOIS-EM-UM que temos que usar para ver a salvação de nosso oikos.

• Não colaborar com Deus: Deus quer salvar as pessoas, muito mais do que nós queremos. Jesus falou sobre encontrar o homem de paz (Lucas 9 e 10). Nosso trabalho é descobrir onde Deus já está operando e cooperar com Ele. Na última semana, dois pastores vieram a minha casa para uma reunião de mentoreamento. Rob Hasting (Centro Cristão Big Bear) compartilhou sua visão de “ajudar cada pessoa a dar mais um passo na direção de Jesus.” Rob explicou que a sua estratégia incluía os não-cristãos, usando a Escala de Engle como exemplo. Na realidade, nosso trabalho é ajudar o nosso oikos a dar o próximo passo em sua jornada em direção a Cristo.

• Excesso de Ocupação: Deus deu a cada um de nós um oikos. Temos que encontrar maneiras de desenvolver esses relacionamentos com o nosso próprio oikos, para que essas pessoas venham a conhecer Jesus. Para a maioria de nós, temos que fabricar tempo para desenvolver esses contatos do oikos. Precisamos extrair da nossa atribulada agenda um pouco de tempo para alcançá-los. O que você está fazendo para alcançar esses relacionamentos que Deus trouxe para sua vida?

Por Dr. Joel Comiskey