Se você mudar a estrutura antes de mudar a cultura, a mudança não irá durar. Se você é bem sucedido fazendo mudanças culturais e estruturais, mas falha em enraizá-las na próxima geração de líderes, eventualmente seu trabalho irá arruinar.

Essas afirmações são verdadeiramente dignas de uma profunda contemplação. Se você não entende essas afirmações, eu o encorajo a não fazer outros esforços para iniciar a mudança de transição até que você os entenda. Você está em uma longa jornada, vai levar muito tempo, use um pouco do seu tempo no início para compreender as barreiras para a transição bem sucedida.

A obtenção de um futuro melhor e uma realidade mais bíblica para o corpo de Cristo é uma forte motivação para aqueles que desejam trazer a mudança que dá vida à maneira como sua comunidade de cristãos convive em união. Mas sua motivação durante a transição para o ministério de pequenos grupos pode enfraquecer ao longo do tempo. Barreiras são empilhadas contra você como as pedras de uma barragem em um rio. Você pode ter uma enxurrada de motivação, mas a barragem é um obstáculo que permanece constante e te restringe.

Imagine que você deve desmontar essa barragem, pedra por pedra. Seria necessário muito tempo. Conforme você trabalha com uma abordagem sistemática, você também precisaria de força para dizer à todos PORQUÊ você está desmontando a barragem. Você pode dizer, por exemplo, que o fluxo da água vai trazer vida nova para as áreas ao redor, que estão atrás da barreira, e que haverá novas fontes de alimento para o comércio e ligação a outras comunidades. Essas coisas te motivam a remover a barreira.

Mas nem todo mundo consegue ver o futuro que você anuncia. Alguns irão acreditar que você seja uma ameaça à vida que eles vivem agora. Convencê-los sobre uma cultura melhor, que irá resultar da mudança, leva muito tempo, mais do que você imagina. Alguns irão compreender a visão e começar a trabalhar ao seu lado e o progresso será feito.

Eu li Liderando Mudanças, de John P. Kotter (Editora Elsevier – Campus, 2013) no outono de 2000. Este livro foi, como se diz, uma virada de jogo e eu recomendo que você investigue o seu conteúdo. Nós estávamos nos movendo em direção a estrutura de pequenos grupos desde 1995, e começamos a liderar com Joel Comiskey em 2002. Tivemos que investir mais 3 anos antes que os pequenos grupos estivessem prontos e reproduzindo (mais de 30 grupos em 2005, com cada grupo tendo o seu próprio líder). Levou dez anos de trabalho constante para remover as pedras e permitir que a vida de Deus fluísse livremente. Mudança leva tempo.

Volte e releia a frase do título, por favor. Esteja certo e confirme com alguém, além de você mesmo, que você realmente a entendeu.

 

Por Jeff Tunnell
Adaptação Pr. Rodrigo Ferreira