Paulo disse aos que estavam reunidos nas igrejas nas casas de Tessalônica: “Agora lhes pedimos, irmãos, que tenham consideração para com os que se esforçam no trabalho entre vocês, que os lideram no Senhor e os aconselham” (I Tessalonicenses  5.12). Paulo estava escrevendo aos crentes sobre a necessidade de reconhecer os líderes das igrejas nas casas que estavam abrindo suas casas e servindo voluntariamente.

A NVI usa a palavra “consideração”, mas a palavra grega no texto literalmente significa “perceber” ou “conhecer” aqueles que trabalham entre vocês. A New American Standard Version usa a palavra “estimar”, que corretamente descreve o reconhecimento dessa palavra.

Honrar, reconhecer ou estimar o trabalho dos lideres de pequenos grupos é aprovar e tornar conhecido o esforço e trabalho corretamente realizado em prol da igreja.

Julho e dezembro são meses especiais para honrar a liderança dos pequenos grupos. A liderança dos pequenos grupos (equipe cerne) trabalha muito durante cada semestre do ano de forma voluntária. Separar estes meses para reconhecer e honrar que trabalha para o funcionamento dos pequenos grupos é um investimento que vale muito a pena para agradecer e motivar cada um dos que servem a igreja nesta área. Aqui vão algumas ideias:

– Reconhecimento diante da igreja. Planeje um reconhecimento especial durante o culto de celebração. Peça à liderança para vir à frente (líderes auxiliares, líderes, supervisores, anfitriões, secretários e pastores). Fale palavras gentis sobre o seu trabalho, ore por eles, e dê-lhes algo especial, como um cartão, livro, camiseta, bolsa, ou algo que a igreja tenha condições de dar.

– Almoço especial. Se você tiver menos que doze líderes de grupo pequeno, recomendo que a igreja prepare uma refeição especial para eles. A igreja pode fazer isso em casa ou em um restaurante. Se a igreja decidir por um restaurante, encontrem uma mesa no fundo para um encontro mais produtivo. A presença do pastor da igreja e dos presbíteros contribuem para confirmar o apoio da igreja as equipes dos pequenos grupos. Ore por eles. Dê-lhes um presente especial. Esse é um tempo de honrá-los pelo trabalho duro que é realizado em cada semestre.

– Jantar. Se sua igreja é grande, com mais de cinquenta pequenos grupos, sugiro que seja organizado um jantar especial na igreja, em um hotel ou em outro lugar. O objetivo é encorajar as equipes pelo trabalho de amor. Um slide-show ou um vídeo é uma forma maravilhosa de relembrar o que Deus fez no ano que se passou. Traga uma mensagem de encorajamento para os líderes, reconhecendo-os por seu trabalho. Relembre-os das recompensas celestiais e que a motivação da liderança é servir a Jesus e ministrar ao Seu rebanho.

Um tempo edificante e encorajador de reconhecimento vai trazer um sentimento de realização a cada equipe de pequenos grupos e prepará-los emocional e espiritualmente para os próximos períodos de trabalho.