Em nosso país, temos muita liberdade para inovar e adaptar ferramentas para atender as nossas necessidades. Na igreja cristã brasileira não é diferente, pastores e lideres, adaptam métodos e ferramentas que possam contribuir para o desenvolvimento ministerial. Mas, tudo deve ser questionado e planejado, importar modelos e propostas de trabalho sem as devidas ponderações podem desconstruir o que já estava edificado.

Exemplo de estratégias que igrejas que possuem em pequenos grupos usam são as reuniões que envolvem o ajuntamento das células para uma única reunião. Vamos a cada uma delas que são usadas frequentemente:

1. Marco Célula ou Macro PG: Reunião que envolve todas as células para celebração e colheita de vidas. O objetivo principal da criação destas macro reuniões é promover um encontro especial com os pequenos grupos e seus convidados que ainda não sejam membros da igreja. A mensagem é evangelística, cada célula possui a missão de trazer convidados não cristãos. Outra característica ligada a criação das macro reuniões é que tudo é organizado pelas redes de pequenos grupos, cada rede assume uma parte ou ação da macro reunião. Lembrando que as redes representam os pequenos grupos que compõem a mesma e tudo deve ser planejado com todos os envolvidos. As adequações – Alguns lideres usam as macro reuniões para outras finalidades, deixando a principal proposta de lado. O que foi criado para dar conclusão ao trabalho evangelístico dos pequenos grupos, transforma-se em um encontrão dos pequenos grupos. O foco das macro reuniões é o evangelismo, podendo ter, eventualmente, outras atividades e objetivos que fortaleçam o objetivo maior. Não é proibido promover comunhão, festas, alegria e outras ações que promovam a interação entre os pequenos grupos nas macro reuniões, contudo, a ferramenta existe para dar conclusão ao trabalho das redes de pequenos grupos no evangelismo.
  2. TADEL, treinamento avançado de lideres: Ferramenta criada pelo método de discipulado apostólico (MDA), o TADEL é uma reunião semanal para alinhamento e treinamento coletivo de lideres e líderes auxiliares. Um dos objetivos do TADEL é manter todo corpo de lideres capacitados e direcionados ao propósito da igreja e dos pequenos grupos. O TADEL é uma forma de aperfeiçoamento e aprofundamentos da liderança ativa. Não forma futuros lideres, ele os aperfeiçoa, num trabalho em grupo, facilitado e de forma aprofundada os lideres que já atuam ministerialmente.

A utilização destes métodos devem ser avaliadas pela liderança da igreja. Tanto para evangelismo e capacitação de lideres que estejam ligados aos pequenos grupos a utilização destas ferramentas, podem fortalecer ou criar desafios para a continuidade do trabalho dos pequenos grupos.

Alguns desafios e oportunidades

As macro reuniões só fazem sentido quando todas os pequenos grupos estão evangelizando e possuem convidados para este tipo de reunião. Em nossa experiência as macro reuniões são idéias para concluir campanhas ou períodos evangelísticos. Este tipo de reunião deve ser um marco para conclusão do evangelismo dos pequenos grupos e inicio do processo de consolidação e acompanhamento dos novos convertidos.

Toda e qualquer ação ligada ao treinamento de lideres deve ser muito bem planejado e, principalmente, atender as carências apresentadas ou verificadas entre a liderança dos pequenos grupos. Os temas a serem tradados precisam fortalecer, motivar e direcionar a liderança de pequenos grupos.

Quer mais informações, entre em contato através dos nossos canais de comunicação aqui no site.

Por Pr. Rodrigo Ferreira