Existem assuntos que são recorrentes e óbvios quando falamos de Pequenos Grupos. Exemplo disso é dizer que os líderes auxiliares são importantíssimos para a saúde de todo pequeno grupo. São eles ou elas que “garantem” as multiplicações e, por consequência, mais reuniões em outro lar onde mais pessoas podem ser alcançadas por Cristo.

“Então Barnabé o levou aos apóstolos e lhes contou como, no caminho, Saulo vira o Senhor, que lhe falara, e como em Damasco ele havia pregado corajosamente em nome de Jesus”. Atos 9:27

No texto acima encontramos o líder Barnabé contribuindo de forma  significativa no ministério do apóstolo Paulo. Barnabé era o líder enviado por Deus, ou seja, a pessoa certa na vida de Paulo.

Lideres auxiliares precisam ser amplamente apoiados pelo líder direto e por toda estrutura de pequenos grupos da igreja que fazem parte.

Vejamos as funções relevantes que os líderes auxiliares no trabalho dos Pequenos Grupos:

1. Fazem parte da equipe cerne do pequeno grupo.
  2. São o maior apoio para o líder do pequeno grupo nas reuniões.
  3. Fazem parte das pessoas em treinamento.
  4. Cuidam dos novos convertidos (visitas, telefonemas, recepção e amparo).
  5. Substituem o líder na ausência do mesmo e coordenam o trabalho do pequeno grupo.
  6. Participam ativamente nas decisões do pequeno grupo e estão envolvidos nas atividades de evangelismo, comunhão e trabalhos sociais (quando necessários).
  7. Possuem a grande tarefa de conduzirem o novo pequeno grupo nas multiplicações.
  8. É o(a) futuro(a) discipulador(a) e responsável por gerar um próximo líder auxiliar.

Que possamos olhar para os líderes auxiliares enxergando o futuro dos pequenos grupos. Estes preciosos irmãos e irmãs possuem um papel fundamental e decisivo para o crescimento do trabalho em nossas igrejas.

Lembrando que nos dias 01, 02 e 03 de fevereiro será realizado na Nona Igreja Presbiteriana de Uberlândia o seminário “Igreja Atual e os Pequenos Grupos”, evento aberto para pastores, líderes e pessoas envolvidas em pequenos grupos. O seminário acontecerá no templo da Nona Igreja Presbiteriana de Uberlândia, localizado na Rua Agripino Valeriano da Silva, 171, Granada, Uberlândia.

Pr. Rodrigo Ferreira