Após mais de 20 anos trabalhando com pequenos grupos, observando e vivendo diariamente os desafios e vitórias alcançadas por esta formidável ferramenta de discipulado e evangelismo, sugiro 5 pilares que identificam um ótimo líder, vamos lá:

Em primeiro lugar, ótimos lideres são facilmente identificados pela vida de oração (leia Mateus 7:7-8). Estes irmãos são dependentes de Deus e revelam isto pelo compromisso com a oração. Seja com as devocionais diárias ou nas reuniões de oração em suas igrejas, eles fazem a opção de serem disciplinados em relação a oração. Amam o relacionamento com Deus.

“O propósito da oração não é fornecer a Deus o conhecimento das coisas de que precisamos, mas confessar-lhe nosso sentimento de necessidade”. Arthur W. Pink

Em segundo lugar, ótimos lideres são leitores e estudantes da Bíblia (Salmo 1 e João 5: 39). Não abrem mão da leitura diária e escolhem estudar as Escrituras Sagradas. Líderes de pequenos grupos que possuem intimidade com a Bíblia são mais seguros na exposição das edificações semanais e no esclarecimento de duvidas dos novos convertidos.

Em terceiro lugar, ótimos lideres são assíduos nos cultos e reuniões da igreja (Hebreus 2:1-3; 3:12-13; 6:11-12 e 10:25). Eles entendem que o pequeno grupo é uma extensão da igreja, um ministério e não a igreja. Possuem o discernimento sobre a importância de congregar e participar dos cultos. Além disso, querem ser o exemplo para os membros do pequeno grupo sob sua responsabilidade.

Em quarto lugar, são dizimistas (Hebreus 7: 1-8) e participam da expansão do Reino de Deus através da igreja local. Ótimos lideres de pequeno grupo confiam, creem e obedecem a Bíblia. Entendem os princípios básicos de uma fé saudável e sabem a importância de honrarem ao Senhor com seus dízimos e ofertas.

Em quinto e último lugar, ótimos líderes sabem a importância do evangelismo em seu pequeno grupo (Mateus 28: 18-20). Valorizam conversões e discipulado. Estão 100% em missões e compreendem que o pequeno grupo é um ministério evangelismo que valoriza o discipulado. Estes lideres, sabem que o pequeno grupo é uma incrível forma de levar as boas novas de Cristo aos familiares, amigos e vizinhos dos frequentadores do grupo e da igreja.

Por Pr. Rodrigo Ferreira